Ativos fixos da Empresa: Porque é Essencial gerir e controlar!

Subsídio de alimentação
Subsídio de Alimentação: Fim da Tributação no Setor Público!
Dezembro 5, 2017
alojamento local
Alojamento Local: Conheça os Requisitos e Aspetos Fiscais!
Dezembro 27, 2017
Mostrar tudo
ativos fixos

Os ativos fixos de uma empresa vão-se compondo ao longo dos anos, à medida que esta vai adquirindo equipamentos. No entanto, alguns destes bens deixam de ser utilizados ou até de fazer parte do ativo da organização.

Perante isto, é importante que a empresa vá atualizando os seus registos, de modo a ter sempre uma listagem com os ativos fixos que se encontram ao serviço em determinada data.

 

Saiba o que são ativos fixos e como fazer a sua gestão!

 

Ativo fixo é uma terminologia adotada em 2010, com a entrada em vigor do Sistema de Normalização Contabilística (SNC), para substituir o termo “imobilizado corpóreo”, usado quando vigorava o Plano Oficial de Contabilidade (POC).

Define-se como sendo um bem/equipamento com carácter duradouro (superior a um ano), adquirido por uma empresa para o desenvolvimento da sua atividade. A classificação deve ser feita consoante as seguintes categorias:

  • Terrenos e Recursos Naturais;
  • Edifícios e Outras Construções;
  • Equipamento Básico;
  • Equipamento de Transporte;
  • Equipamento Administrativo;
  • Outros ativos fixos.

As empresas devem dispor de um sistema de controlo destes bens/equipamentos, para ter conhecimento dos que estão em uso, perceber quando foram adquiridos e conhecer as suas características genéricas.

Regra geral, são criadas fichas para cada equipamento, com informações definidas em função das necessidades de cada entidade. Os dados mais frequentemente referenciados nos sistemas de controlo são os seguintes:

  • Código atribuído ao bem/equipamento;
  • Nome;
  • Descrição;
  • Data de Aquisição;
  • Nome do Fornecedor;
  • Vida Útil.

As fichas permitirão construir listagens de controlo, que devem ser atualizadas periodicamente, através de uma inventariação física destes bens. Os que deixam de existir devem ser excluídos e a sua remoção deve ser comunicada ao departamento de contabilidade, a fim de serem adotados os procedimentos corretos para realizar o abate.

Em alguns casos, os abates dos equipamentos devem ser efetuados por entidades habilitadas para o efeito, nomeadamente por questões ambientais ou de segurança.

 

Falta de gestão de ativos fixos provoca constrangimentos!

 

Apesar da importância do controlo de ativos fixos, muitas empresas abdicam desta tarefa ou não a efetuam com o rigor necessário. Com a evolução da atividade, as organizações vão perdendo a noção e a gestão correta e rigorosa dos ativos fixos que compõem a sua estrutura.

Quer seja porque os equipamentos são substituídos por outros mais modernos, quer seja porque se danificam, as listagens acabam por ficar desatualizadas e são sobrevalorizadas, uma vez que apresentam informação que não corresponde à realidade.

Esta inconformidade reflete-se nas demonstrações financeiras da empresa, baseadas em balanços e quadros relativos aos ativos fixos. Pode até provocar erros de análise, influenciando estratégias e decisões futuras, e ter efeitos a nível de gestão da empresa e dos contactos travados com entidades parceiras.

 

O contributo da contabilidade para a gestão de ativos fixos

 

É aconselhável que as empresas tenham implementado um sistema de controlo dos seus ativos fixos. Este deverá definir os procedimentos a realizar, ser transversal a todos os departamentos da organização e identificar o responsável por fazer as verificações e atualizações.

A gestão do software deve ficar a cargo do departamento de contabilidade. Este fará o agrupamento da informação dos diversos setores da empresa e que facilitará a construção de demonstrações financeiras futuras.

Na NEWGEST, dispomos de uma equipa de profissionais de contabilidade que auxiliam a sua empresa no desenvolvimento do sistema de controlo de ativos fixos. Quer saber como? Fale connosco, nós ligamos para si!

Com a NEWGEST, poupe, maximize e organize. Desde a contabilidade, passando pela gestão administrativa de recursos humanos, pela consultoria de gestão, ao aconselhamento estratégico. Gostaria de obter melhorias e benefícios na gestão do seu negócio? Peça uma avaliação e saiba como podemos aumentar o sucesso da sua empresa.

 

Quero uma Avaliação Empresarial