Contabilidade: O departamento que cria valor nas empresas!

Moddy’s melhora perspetiva da dívida e país pode sair do lixo dentro de 1 ano
Setembro 4, 2017
organização
Organização: Como melhorar a eficiência na sua empresa!
Novembro 14, 2017
Mostrar tudo
contabilidade

A contabilidade é fundamental para a criação de valor nas empresas. O objetivo de uma organização é desenvolver-se economicamente, de forma a satisfazer os seus detentores de capital. Qualquer entidade pretende obter resultados positivos que deem origem a lucros, que possam ser distribuídos pelos seus sócios ou acionistas.

Uma empresa que cria valor económico contribui para que todos os intervenientes da sua atividade beneficiem desse valor. É o caso dos fornecedores e outras entidades com quem se relaciona, pelo aumento do volume de transações económicas, e das pessoas que compõem os seus quadros, através da satisfação económica e social.

 

Qual a importância dos departamentos de contabilidade?

 

Entre as diversas secções das empresas, o departamento de contabilidade destaca-se por gerir toda a informação relativa ao dia-a-dia da organização e por fazer reportes para análise e acompanhamento da atividade desenvolvida. Com a informação gerada pela contabilidade, é possível perceber se a empresa está ou não a gerar valor económico.

A contabilidade poderá funcionar como uma ferramenta de criação de valor económico. Coloca à disposição da empresa uma série de procedimentos que permitem, por um lado, verificar e controlar aquilo que foi feito e, por outro, perspetivar aquilo que deverá ser implementado no futuro.

Através da informação recolhida por este departamento, é possível efetuar uma análise detalhada de diversas rubricas, para que se possa ter uma perceção dos recursos gastos e das receitas obtidas pela empresa. Ou seja, é o setor contabilístico que analisa o passado e o presente e que planeia o futuro das organizações.

Muitas empresas têm departamentos e equipas de contabilidade internas. No entanto, o panorama empresarial português é constituído, em grande parte, por pequenas empresas que, por inerência às suas estruturas pouco especializadas, enfrentam dificuldades na criação de valor económico. Falta-lhes apoio técnico especializado ao nível da gestão, para auxiliar os seus órgãos decisórios na definição de estratégias de sucesso que permitam atingir os seus objetivos. Por esse motivo, essas pequenas, médias e micro empresas, contratam empresas externas em Outsourcing para prestar essas tarefas e assumir as responsabilidades pela execução da contabilidade. Assim conseguem usufruir de todo o conhecimento que estas empresas de contabilidade têm nas mais variadas áreas de negócio e do saber atualizado sobre legislação fiscal.

 

Departamentos contabilísticos e a sua utilidade nas empresas

 

Através da recolha e tratamento da informação, a contabilidade auxilia as empresas na criação de valor. Perceba qual é, objetivamente, o contributo dos departamentos contabilísticos no sucesso das organizações. Saiba quais as principais áreas de atuação.

  • A organização documental e a definição de regras ou procedimentos nos restantes departamentos da empresa. Estas facilitam a recolha de informação e permitem um maior rigor, contribuindo para a deteção de erros ou falhas;
  • O controlo de contas correntes de clientes e fornecedores;
  • A classificação dos gastos ou receitas por classes/rubricas. Assim é possível analisar a sua distribuição e o retorno que representam para as empresas;
  • O controlo da tesouraria e verificação dos fluxos de entrada e saída de fundos. Permite analisar as necessidades financeiras da empresa;
  • A construção de planos de negócios, em função dos objetivos definidos pelos gestores e das necessidades de financiamento e tesouraria;
  • A inventariação de bens (quer sejam ativos fixos, quer façam parte do stock disponível na empresa) e o controlo das transações efetuadas.

Com departamentos de contabilidade que assegurem as funções acima descritas, as empresas dispõem de meios que permitem aos seus responsáveis ter sucesso nas decisões e, consequentemente, criar valor económico.

 


 

Subscreva o nosso Blog!

Aceito a Política de PrivacidadeDou o consentimento para o tratamento de dados

A NEWGEST está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.