Controlo Interno: O Papel da Contabilidade no Apoio à Gestão!

Recursos humanos
Recursos humanos: 4 Dicas para uma gestão eficaz dos colaboradores!
Agosto 8, 2018
exportação de bens
Exportação de bens e transmissão intracomunitária. Distinga-as!
Agosto 30, 2018
Mostrar tudo

O controlo interno assume uma importância fulcral nas empresas, uma vez que visa contribuir para uma maior eficiência da gestão.

O conceito foi ganhando importância com a evolução do fenómeno da globalização. O aumento das transações entre empresas de diversos mercados ampliou a exposição aos riscos. Ademais, a imprevisibilidade com que ocorrem alterações económicas e financeiras obrigou as organizações a preparar-se para enfrentar novos desafios.

A implementação de sistemas de controlo interno acrescenta valor aos negócios. Ao estabelecer processos na execução das tarefas relacionadas com as diversas áreas da empresa, conseguir-se-á uma maior precisão nos dados recolhidos. Consequentemente, será possível obter informação financeira de qualidade. Tal é importante não só para a deteção de falhas, mas também para a consulta de informação e o cruzamento de dados.

Importa referir que o controlo interno é transversal a toda a empresa. Assim, é da responsabilidade de todos os elementos da estrutura, desde o topo (gerência/administração) até aos colaboradores de tarefas menores.

 

A importância da Contabilidade nos procedimentos de controlo interno

 

A Contabilidade pode ser encarada como um instrumento de apoio à implementação de sistemas de controlo interno. Através do acompanhamento que disponibiliza às empresas, ajuda a controlar movimentos ocorridos nos seguintes setores:

  • Compras: Receção de mercadorias; conferência e registo de faturas;
  • Aprovisionamento: Entradas e saídas de stock; controlo de inventários;
  • Vendas: Saída de mercadorias; conferência e registo de faturação;
  • Investimentos em equipamentos/ativos fixos: Registo de compra, venda ou abate de bens; inventário dos bens existentes;
  • Setor financeiro: Controlo de contas correntes; conferência de bancos e caixa; orçamentos previsionais; análise de desvios.

Os dados apresentados pela Contabilidade são mais credíveis e rigorosos se a informação da empresa estiver devidamente estruturada e organizada. Dessa forma, será possível obter um reporte contabilístico de qualidade superior.

 

Torne a gestão da sua empresa mais eficiente

 

A estrutura empresarial portuguesa é constituída maioritariamente por micro e pequenas empresas. Às vezes, no desenvolvimento das suas atividades, estas não se apercebem da importância do controlo interno para evitar falhas e eventuais prejuízos. É certo, contudo, que os erros se refletem em resultados inferiores aos perspetivados pelos órgãos de gestão.

Aliada a esta desvalorização, existe ainda algum desconhecimento. Muitos gestores, ao não possuírem conhecimentos a este nível, não se mostram muito recetivos à aplicação das medidas de controlo. Isto porque não vislumbram os resultados positivos que podem obter com as mesmas.

Os profissionais de Contabilidade estão qualificados para auxiliar as empresas na definição dos processos de controlo interno. Dão, além disso, um importante contributo no estabelecimento de regras, ferramentas ou metodologias que visam melhorar o rigor e a fiabilidade da informação.

A implementação destes procedimentos contribui de forma inequívoca para apoiar a gestão com vista ao aumento dos níveis de eficiência e de controlo. Tal reflete-se nos resultados da atividade das empresas e no alcance dos objetivos propostos.

 

Na NEWGEST, dispomos de uma equipa de profissionais especializados no apoio à gestão. Solicite aconselhamento gratuito sobre a Contabilidade da sua empresa e saiba o que pode ser melhorado. Conte connosco para implementar sistemas de controlo interno e para o ajudar a tomar as melhores decisões para o seu negócio.

 

 

PEDIR ACONSELHAMENTO GRATUITO