Recursos humanos: Importância da gestão em pequenas empresas!

alojamento local
Alojamento Local: Conheça os Requisitos e Aspetos Fiscais!
Dezembro 27, 2017
Inventário
Inventário: 6 Dicas para o realizar e qual a sua importância!
Janeiro 10, 2018
Mostrar tudo
Recursos Humanos

Os recursos humanos e a gestão empresarial têm vindo a sofrer constantes evoluções e todos os pormenores são importantes para garantir eficiência. A empresa deve ser vista como um todo e a otimização dos seus recursos é fundamental. Um dos que assume maior importância – e que aqui abordamos – é o fator humano.

Os recursos humanos são a base de qualquer estrutura organizacional e estão intimamente ligados a um bom desempenho empresarial. Por recursos humanos entende-se todos os colaboradores que desempenham funções numa determinada entidade.

Uma empresa pode ter uma forte vantagem competitiva se dispuser de uma boa gestão do seu pessoal e potenciar a eficiência do mesmo. Para tal, é necessário implementar diversas iniciativas com o objetivo de ter a melhor equipa de colaboradores.

A definição de uma estratégia e aplicação de práticas de gestão de recursos humanos garante resultados comportamentais e de desempenho que contribuirão para a obtenção de melhores resultados financeiros.

As grandes empresas dispõem de departamentos especializados nesta área e montam estratégias específicas para obter os melhores resultados a este nível. A tarefa complica-se nas micro e pequenas empresas, onde estes departamentos especializados não existem.

Assim, é necessário sensibilizar os responsáveis destas empresas no sentido de tomarem iniciativas para que as suas equipas de colaboradores tenham elevados níveis de eficiência.

 

Dicas de gestão de recursos humanos para melhores resultados!

 

Para potenciar as equipas de colaboradores, as empresas devem implementar alguns princípios. Identificamos aqueles que, genericamente, se revestem de maior relevo:

  • Manifestar preocupação constante e comunicação aberta com os colaboradores e adotar medidas que lhes proporcionem boas condições de trabalho.
  • Criar horários flexíveis e, dentro do possível, compatíveis com as necessidades dos trabalhadores e da entidade empregadora. Desta forma evita-se sobrecargas em períodos de maior intensidade de trabalho.
  • Procurar reter os colaboradores com maior competência e lealdade. Uma boa equipa requer os melhores elementos, aqueles que desempenham as suas funções com dedicação, empenho e brio profissional.
  • Encarar a formação como um investimento fundamental. Os colaboradores devem estar imbuídos de um espírito de constante aprendizagem, no sentido de evoluir e desempenhar as suas funções com mestria. Compete à empresa estimular essa vertente, investindo na formação dos seus funcionários.
  • Premiar o bom desempenho aliado aos objetivos definidos. Assim como os detentores do capital da empresa procuram o lucro, também os colaboradores procuram o seu bem-estar económico. Como tal, a empresa deve premiar os bons colaboradores e fazer com que se sintam reconhecidos pelos esforços que desenvolvem em prol da empresa.

Para ter uma boa gestão de recursos humanos e tirar o máximo partido dos colaboradores, as empresas devem seguir as práticas acima referidas na convicção de que, em função da dimensão e estrutura das organizações, são necessárias adaptações.

 

Precisa de ajuda para gerir os recursos humanos da sua empresa?

 

As pequenas empresas nem sempre dispõem dos meios necessários para efetuarem a gestão de recursos humanos. Além disso, os gestores não estão sensibilizados para esta temática.

Assim sendo, torna-se essencial recorrer a assessoria externa para definir uma estratégia de gestão dos quadros de pessoal. Desta forma consegue-se aumentar os níveis de competência, produtividade e eficiência, procurando atingir melhores resultados financeiros e ter a equipa de colaboradores satisfeita e motivada.

A obtenção de melhores resultados financeiros, através da aplicação de práticas de gestão de recursos humanos, resulta da redução dos custos de mão-de-obra direta e indireta, redução de erros nas tarefas desenvolvidas e melhor desempenho na otimização de processos e procedimentos.

 

Melhorias ao nível da gestão dos recursos humanos é apenas um dos aspetos que potenciam eficiência numa empresa. Quer conhecer outros? Quer saber como organizar a sua empresa? Quer melhorar os resultados do seu negócio? Descarregue o ebook 7 Passos para uma gestão eficiente da sua empresa e, através de dicas práticas, perceba a importância das soluções de gestão para a melhoria dos processos internos.

Quer ajuda para gerir os recursos humanos da sua organização? Contacte com a NEWGEST para saber como podemos solucionar o seu problema e beneficie de uma solução imediata, profissional de rápida implementação e completamente ajustada às reais necessidades da sua empresa. Fale com os nossos especialistas e recorra a soluções eficientes de gestão administrativa de recursos humanos.


 

Subscreva o nosso Blog!

Aceito a Política de PrivacidadeDou o consentimento para o tratamento de dados

A NEWGEST está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.