Recursos humanos: Política de prémios e incentivos!

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Recursos Humanos

Os recursos humanos são fundamentais em qualquer organização empresarial. Portanto, os seus esforços e méritos devem ser reconhecimentos e premiados.

Os programas de incentivos são, com efeito, uma boa forma de retribuir a dedicação e as conquistas dos funcionários. Cabe aos empresários e gestores de equipas conhecê-los e implementá-los, melhorando a motivação e, consequentemente, a produtividade.

 

Para que serve um programa de incentivos?

 

Um  programa de incentivos é uma excelente ferramenta a adotar pelas empresas que pretendem:

  • Aumentar as vendas;
  • Expandir-se a outros mercados, a fim de ampliar o seu espaço de atuação;
  • Diminuir a rotação de recursos humanos;
  • Reter os melhores colaboradores;
  • Aumentar a produtividade e o desempenho;
  • Atrair do ambiente externo recursos humanos de excelência;
  • Manter as equipas de trabalho motivadas e empenhadas em cumprir os objetivos da gestão.

 

Porquê premiar os recursos humanos das empresas?

 

É cada vez maior a necessidade de remunerar os recursos humanos em função dos diferentes objetivos da gestão. Essa preocupação está presente nas novas formas que as empresas criaram para retribuir o desempenho, a motivação, a assiduidade ou o estatuto do colaborador dentro da entidade.

Quando uma empresa  premeia os recursos humanos pela sua performance, está a mostrar que reconhece a entrega dos colaboradores às funções que lhes competem. Além disso, está a motivá-los a fazer mais e melhor.

Nos últimos anos, alguns gestores de renome têm demonstrado que os recursos humanos devem ser tratados como se fossem parte da família. Estes devem trabalhar num ambiente em que sejam tratados por igual, não havendo discriminações. Se assim for, farão de tudo para cumprir os objetivos/metas da gestão e não abandonarão a empresa em nenhum momento.

 

Como premiar os colaboradores?

 

Premiar é reconhecer méritos, conquistas e sucessos. Mas é também a forma que as empresas têm de dizer aos colaboradores que podem melhorar a sua performance face ao que já fazem.

Os prémios podem ser atribuídos aos funcionários das organizações sob a forma de:

  • Viagens;
  • Vouchers;
  • Comissões;
  • Prémios de produtividade;
  • Formação profissional;
  • Dias de folga;
  • Aumento de responsabilidades.

Estas retribuições podem ser atribuídas em numerário ou em espécie. Remunerações em numerário, como o próprio nome indica, são pagas em dinheiro. Por outro lado, retribuições em espécie são atribuídas ao colaborador das mais variadas formas (algumas das quais referidas acima).

 

4 Dicas para criar uma boa política de prémios e incentivos

 

  1. Elaborar um manual interno, no qual a empresa clarifique as regras, objetivos e período de vigência da política de prémios e incentivos. O mesmo deve explicar de que forma os colaboradores serão premiados por cumprirem as metas estipuladas.
  2. Fazer da comunicação o fator-chave para se conectar com as equipas. A empresa deve comunicar muito e de forma permanente. Convém que a mensagem seja clara e personalizadaem função do indivíduo envolvido. Através da comunicação, a entidade irá transmitir as regras do jogo e motivar quem está com dificuldades em alcançar os objetivos.
  3. É fundamental que a política de incentivos seja opcional, ou seja, o colaborador nunca pode ser penalizado por não atingir determinado objetivo. É importante que a empresa mostre aos colaboradores que, se atingirem uma  boa performance na execução das tarefas da sua competência, serão recompensados.
  4. A política de incentivos não deve ser a mesma ano após ano, pois o colaborador acomodar-se-á e o efeito do prémio poderá perder-se. Com o passar do tempo, as empresas procuram novos desafios. Nesse sentido, é importante que vão mudando as políticas de prémios e incentivos, de modo a manter os colaboradores permanentemente motivados.

 


 

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